Porto de Chancay é inaugurado no Peru, a 70 km da capital Lima
No dia 14 de novembro, foi inaugurado na província de Huaral o porto de Chancay, que promete ser no futuro o maior porto da América do Sul. Com investimentos da Companhia Chinesa Cosco Shipping que ultrapassam os US$3,5 bilhões, o porto inicia suas atividades com ambições de integrar a nova rota da seda, que irá escoar produtos da América Latina para a Ásia.
As obras foram iniciadas em 2022 com apoio do governo chinês, liderado pela empresa Cosco Shipping, e nesta etapa inicial é esperado que o porto movimente um milhão de contêineres em seu primeiro ano.
O porto fica a cerca de 70 km de Lima, capital do Peru. Ele encontra-se em sua primeira etapa de financiamento, inaugurado com 4 cais em operação. O objetivo da parceria Peru e China é criar uma nova rota para o escoamento de matérias-primas do país para a Ásia, como soja, cobre e lítio, facilitando a importação.
E para o Brasil?
O porto tem potencial para beneficiar regiões brasileiras, como o Acre, ao facilitar o escoamento de produtos para o mercado asiático. Empresários e políticos locais veem o Porto de Chancay como uma oportunidade para impulsionar o desenvolvimento econômico e a integração regional. Custos logísticos podem ser reduzidos em até 20%.
O porto se compara a alguns portos brasileiros como o Porto de Santos, o Porto de Itajaí e o Porto de Paranaguá em capacidade de movimentação de carga e importância estratégica para o comércio internacional na região.
Algumas características interessantes do Porto de Chancay:
· Capaz de receber os navios de maior calado, os TEU.
· Porto de águas profundas.
· Porto Inteligente.
· Expectativa de redução de viagens de 35 para 25 dias da AL para Ásia.
· Em sua totalidade, terá 15 ancoradouros.
Mais algumas informações técnicas seguem na imagem abaixo, divulgadas pela empresa que desenvolveu o porto.