O que é necessário para se tornar um Prático de Navios?
O que você precisa fazer para se tornar um Prático de Navios, mesmo sem experiência profissional na área náutica?
O Prático é um Profissional Aquaviário habilitado pela Marinha do Brasil. Para receber a habilitação de Prático é preciso ser aprovado em um Processo Seletivo de Provas e Títulos. Neste post, vou me concentrar nos pré-requisitos desse Processo Seletivo.
Afinal de contas, quem pode se tornar um Prático de Navios?
Segundo a NORMAM 12, os requisitos para participar do Processo Seletivo são:
1) É preciso ser brasileiro, com idade mínima de 18 (dezoito) anos completados até a data estabelecida no Edital;
2) Você precisa de um diploma de graduação de nível superior reconhecido pelo MEC.
Muitas pessoas me perguntam sobre o diploma de tecnólogo. O tecnólogo é considerado um curso superior, mas sugiro confirmar se seu curso já teve o reconhecimento do MEC para não correr riscos.
3) Não ser militar reformado por incapacidade definitiva ou civil aposentado por
invalidez;
4) Como em qualquer concurso, você deve estar em dia com as obrigações militares e eleitorais;
5) Possuir registro no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF);
Não vou entrar em detalhes dos requisitos pra quem já é Aquaviário. Meu foco é explicar os detalhes de acesso à categoria pra quem não tem experiência anterior na área náutica.
Eu fiz graduação em Engenharia da Computação. Não tinha experiência embarcada. O que eu precisei fazer?
Bem, foi necessário tirar uma habilitação de Amador.
Primeiro você precisa tirar a habilitação de Arrais Amador, que é a habilitação de entrada na categoria dos Amadores. Na sequência, é preciso tirar a habilitação de Mestre Amador.
São duas habilitações que te dão autorização a pilotar embarcações de esporte e recreio no limite de até 20 milhas da costa. A habilitação de Mestre Amador é suficiente para que você concorra a uma das vagas do Processo Seletivo para Prático de Navios.
Para quem nunca teve contato com a área náutica, nem com as regras para habilitação de amadores, recomendo assistir o vídeo a seguir:
É uma entrevista completa, com o Capitão Evangelista, especialista em Ensino Profissional Marítimo. Ele responde a várias questões relevantes sobre o processo de preparação para tirar as habilitações de Arrais e Mestre Amador.
O conteúdo das Provas de Amador são acessíveis. E podem ser aprendidos com um pouco de dedicação. Se você ainda não conhece direito, ou tem dúvidas sobre a Profissão de Prático de Navios, assista a esse próximo vídeo.
O que faz um Prático de Navios?
A seguir você pode consultar o Normam 12 na íntegra:
Até a próxima, galera!