Bem vindo a bordo!
Bem vindo a bordo do meu blog! Espero que esse espaço seja um local de aprendizados valiosos para você.
Navegar é de fato mais uma arte que uma ciência? Não vou me arriscar com respostas prontas. Preparei um vídeo em que você é meu convidado para acompanhar uma manobra de Praticagem em todos os seus detalhes.
O movimento de giro (Rate of turn) do navio é suave. Com a experiência a bordo, você começa a perceber essa sutileza de forma mais natural. Vou passar uma dica pra você: observe o guindaste central do navio e como ele se movimenta em relação ao horizonte. Isso vai te dar um ótima percepção de como o navio está girando.
Sugiro que você preste atenção às ordens de máquina e, principalmente, às ordens de leme. Todas as repetições são regras de boa marinharia para evitar que erros se tornem ocultos e levem a acidentes graves. Com o ritual da repetição das ordens todos os envolvidos podem acompanhar como o navio está sendo conduzido.
Aqui você verá na prática como funciona o relacionamento do Bridge Team (Equipe de Passadiço) com o Prático encarregado da manobra. Alguns trechos da conversa são em português, quando os dois Práticos conversam entre sim. O Prático encarregado da manobra conversa em inglês com o Timoneiro (Helmsman) e o Comandante.
Depois de passar esse período no Passadiço, você poderá concluir e ponderar sobre o lado criativo e intuitivo envolvido em cada manobra. Então, você me responde a pergunta inicial: afinal, navegar é mais ciência ou arte?
Prática Claudia Duarte
Tô aqui também: @claudiaduarteme