O Concurso de Prático é o melhor dos Concursos Públicos?
Com certeza você já ouviu falar em Concurso para Prático de Navios, muitas informações circulam na Internet. Com tantas coisas publicadas, é difícil filtrar e distinguir entre os mitos, exageros e os fatos concretos. Afinal, será que Prático é o melhor dos Concursos Públicos? Será que é a profissão dos seus sonhos?
Na verdade, a Marinha realiza um processo de habilitação à categoria de Praticante de Prático, portanto, não é um concurso público. O Praticante de Prático é uma pessoa habilitada pela Marinha para treinar e, após o período de treinamento, habilitar-se como Prático.
Um Prático não ocupa cargo ou função pública. Entretanto, a atividade de praticagem é regulamentada e fiscalizada pela Marinha do Brasil, enquanto Autoridade Marítima.
De posse de sua habilitação, o Prático pode optar por se tornar sócio de uma empresa já estabelecida ou pode atuar de forma independente. Nesse último caso, contratando um serviço de lancha e marinheiros ou comprando a sua própria lancha e estabelecendo toda a infraestrutura de uma empresa.
Quer saber mais detalhes sobre a rotina e a forma de trabalho de um Prático de Navios?
Quais são as vantagens e as desvantagens da Profissão de Prático de Navios?
A profissão de Prático tem uma série de pontos positivos: horários flexíveis, remuneração atraente, a oportunidade de ser dono do seu próprio negócio. Além disso, você pode trabalhar ao ar livre e ter um estilo de vida completamente diferenciado. Sem dúvida as vantagens da profissão contribuem para que seja uma das vagas mais desejadas do país.
Como tudo na vida, tem seus pontos positivos e negativos. Um erro, uma distração pode implicar em danos ambientais graves ou prejuízo financeiro de grandes proporções, pois o Prático tem sob sua responsabilidade cargas da ordem de centenas de milhões de dólares.
Os Práticos embarcam e desembarcam com o navio em movimento, nem sempre em condições meteorológicas favoráveis. É uma atividade que envolve muita atenção e o risco de vida que precisa ser administrado.
Quanto às manobras, falo por experiência própria, muitas são desafiadoras! Mas garanto, não há nada mais gratificante do que concluir aquela atividade com a sensação de dever cumprido. De quebra, você ainda faz um passeio de lancha apreciando a vista e sentindo o vento no rosto.
Sou muito grata pelo trajeto que percorri até aqui, espero que essas informações sejam de valor na sua jornada até a tão sonhada habilitação de Praticante de Prático!
Se interessou pelo assunto?
Saiba quais são as Etapas do Processo Seletivo à Praticante de Prático.