Como se preparar para prova de Prático de Navios?
Você sabe como é feita a preparação para Prático de Navios? Essa profissão com ótima remuneração, escalas de trabalho flexíveis e atuação em contato direto com o mar desperta o interesse de muitas pessoas, que sempre aparecem com dúvidas sobre como se preparar para o concurso.
Para te ajudar, o post de hoje conta como é feita a preparação para Prático de Navios, por quem já passou no Processo Seletivo e está há anos na profissão. Nesse artigo, vou enumerar os conhecimentos e habilitações necessárias.
Boa leitura!
Como é feita a preparação para Prático de Navios?
A preparação para Prático de Navios envolve estudos teóricos em áreas diversas de conhecimento naval, como a arquitetura de um navio, comunicações, legislação náutica, meteorologia, entre outros tópicos relacionados ao dia a dia da Praticagem.
Em um vídeo no meu canal no YouTube explico com detalhes o que eu faria se fosse começar a estudar do ZERO hoje. Dê o play para saber mais detalhes:
Agora, vamos entender o que é preciso para se preparar:
Habilitação de arrais e mestre-amador
A habilitação de arrais-amador nada mais é do que uma carteira concedida pela Marinha do Brasil que permite pilotar embarcações de esporte e recreio. No caso da categoria mestre-amador, a habilitação permite a condução de embarcações em portos nacionais e estrangeiros, no limite da navegação costeira.
A habilitação de arrais-amador é um pré-requisito para quem deseja alcançar a categoria de Mestre Amador. Neste caso, é preciso prestar uma prova teórica. A boa notícia é que os conteúdos dessa prova também são cobrados no Processo Seletivo para Prático de Navios, portanto, você já estuda para os dois exames de uma só vez!
Leituras recomendadas para iniciantes
Se eu fosse começar a estudar do zero hoje, eu certamente começaria por esta leitura: Navegar é Fácil, de Geraldo Luiz Miranda de Barros. É um livro clássico e uma referência quando falamos em termos náuticos básicos. É a leitura mais recomendada para quem deseja começar a estudar e ainda não possui conhecimentos náuticos. Recomendo, inclusive, como leitura para prestar a prova para habilitação de arrais.
O livro permite que você comece a se familiarizar com termos náuticos como proa, popa, calado, borda livre e outros.
Já a segunda leitura recomendada é o livro Navegação: A Ciência e a Arte. É uma publicação bastante didática, bem escrita e ideal para aprofundar alguns conceitos do primeiro livro indicado. Um ótimo ponto de começo, também!
Conheça os principais conteúdos cobrados no concurso
Por fim, é fundamental conhecer os conteúdos cobrados na prova para começar a se preparar para o concurso. São eles:
- Arte Naval: termos técnicos em português e em inglês, que fazem parte das atividades do Prático de Navios;
- Navegação: conceitos relacionados a navegação, como o posicionamento no mar, técnicas de navegação em águas rasas e outros;
- Meteorologia: teoria das marés, sistemas sinóticos e a circulação geral da atmosfera;
- Manobras: aprende-se a manobrar em águas rasas, efeitos de interação entre embarcações, características de manobras e outros;
- Rebocadores portuários: características dos principais tipos de rebocadores portuários, bem como suas formas de atuação;
- Arquitetura naval: aprende-se sobre a composição estrutural de um navio, como funcionam e mais.
Clique aqui para saber detalhes sobre a: Bibliografia para o Processo Seletivo à Categoria de Praticante de Prático.
O conteúdo cobrado no concurso é bastante extenso, o que pode ser um desafio para muitos candidatos. Contudo, já existem cursos preparatórios para te ajudar a compreender os conteúdos cobrados e também organizar o seu estudo.
No curso Seja um Prático de Navios, te mostro como é possível se preparar para o concurso mesmo sem ser da área náutica. Afinal, eu também não era dessa área e conto passo a passo o que fiz para ser aprovada em uma das profissões mais desejadas do Brasil! Visite nosso site e conheça o curso.